Chá- bebida de inverno

No inverno, aumenta a procura por alimentos quentes como sopas, fondues, quentão, vinho quente, chimarrão, chocolate quente, cappuccino e chás.

 
Entre os alimentos citados, o cháé um dos mais consumidos por sua leveza e praticidade.O chá é uma bebida conhecida mundialmente. É apreciado pelo seu sabor suave e aroma agradável. É também uma bebida milenar, sendo consumida há 5 mil anos. O país que iniciou o cultivo do chá foi a China, onde uma lenda marca o seu surgimento. Conta essa lenda que a bebida foi descoberta ao acaso, quando um imperador chinês estava fervendo água para torná-la livre de impurezas e caíram algumas folhas no líquido. Ao perceber o aroma gostoso, resolveu experimentar, achando muito saborosa a infusão e passando a ingerí-la com freqüência. Depois que se tornou popular entre os chineses, o chá foi levado para o Japão e, posteriormente, se expandiu por todo o planeta.

O chá é uma bebida estimulante e, quando bebido puro, tem quase zero de caloria. Seus principais efeitos são:

  • Combater o envelhecimento das células;
  • Reduzir o risco de câncer (principalmente de esôfago e estômago), doenças do coração, gastrite e derrame cerebral;
  • Ajudar a fortalecer os ossos e a controlar a pressão arterial. Mas, cuidado: se consumido junto com as refeições, o chá pode diminuir a absorção de ferro. Ele tem também efeito diurético e pode provocar insônia em pessoas sensíveis à cafeína.

Uma boa notícia, em relação ao chá para os que seguem plano alimentar com a finalidade de perder peso, é que, se essa bebida for consumida com adoçante terá pouquíssimas calorias. Entretanto, seus acompanhamentos, normalmente são calóricos. É aí, onde se deve ter cuidado

Aqui vão algumas sugestões, mas não se acanhe de inventar seus próprios chás!

Para começar o dia:

  • Chá verde – é um bom substituto do café, pois também contem cafeína. É também um bom desintoxicante. Experimente fazer uma infusão de 1 pitada de chá verde com algumas folhas de erva-cidreira.

Para acompanhar uma boa conversa:

  • Chá de maçã – muito saboroso, combina bem com biscoitos ou bolos simples.Use maçã seca, canela em pau, cravo-da-índia e um bom pedaço de casca de laranja.
  • Chá de rosas – muito chique, para tomar com as amigas!Faça a infusão com rosas secas e coloque um dedinho de água de rosas depois de pronto.
  • Tchai – é o típico chá indiano, eles tomam tanto tchai como os outros povos tomam café. Ferva no leite por 3 minutos: canela, cravo-da-índia, vagens de cardamomo, gengibre (pouco), anis estrelado, zimbro e açúcar mascavo a gosto. Depois, adicione chá preto ou chá de jasmim e abafe por 5 minutos.

Digestivos:

  • Banchá – é o “chá japonês”. O mesmo que o chá verde, mas as folhas são envelhecidas por pelo menos três anos. Por ser altamente alcalinizante, também é indicado contra azia.
  • Chá de especiarias Ayurvédico – recomendado para ativar o “fogo” da digestão. Indicado para quem tem digestão lenta, gases ou mau-hálito. Ferva paus de canela, alguns cravos-da-índia, vagens de cardamomo e 1 dedinho de gengibre. Podem ser tomadas várias xícaras ao longo do dia.
  • Erva-doce – puro ou com canela, é uma delícia!

Para dormir como um anjo:

  • Camomila – experimente adicionar à camomila algumas folhas de manjericão. É extremamente calmante.
  • Cidreira – por ter um sabor suave e adocicado é muito indicado para as crianças também.

Escolha seu chá e se aqueça neste inverno!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Confeitarias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s