Comer peixe pode ajudar você a viver mais

Pesquisa defende que comer peixe duas vezes por semana rende dois anos a mais de vida

peixe

Se você não dispensa um bom pedaço de carne vermelha, está na hora de começar a variar o cardápio para garantir uns anos a mais de vida. Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que comer duas porções de peixe por semana pode render mais dois anos de vida.

Após analisar a saúde de mais de 2.700 adultos norte-americanos com 65 anos ou mais, os especialistas concluíram que as pessoas com níveis mais altos de ômega-3 e ácidos graxos no sangue têm 25% menos chance de morrer prematuramente. Segundo dados divulgados na última semana pelo Daily Mail, eles também possuem um terço a menos de probabilidade de morrer de uma doença cardíaca, tendo 2,2 anos de vida a mais que os outros.

Esse é o primeiro estudo para verificar a relação do consumo de peixe com a taxa de mortalidade. O período de análise foi de 16 anos e contou com coleta de sangue, exames físicos e testes de diagnósticos para avaliar como o ômega-3 pode realmente impactar a saúde. Anteriormente, outras pesquisas já haviam descoberto que consumir peixe reduz a ocorrência de doenças cardíacas, sendo que os ácidos graxos são também essenciais para o desenvolvimento do cérebro e para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Vale ressaltar que os voluntários do estudo não tomavam suplementos em cápsulas de óleo de peixe, para que fosse possível analisar o real impacto do consumo do peixe. Após o exame da saúde dos pacientes, ajustando variáveis demográficas, estilo de vida e dieta, os especialistas descobriram que três ácidos graxos em especial são os responsáveis por diminuir o risco de doenças.

Assim, em geral, os participantes com níveis mais altos desses ácidos graxos no sangue apresentaram até 27% menos chance de morte.

Para alguns, pode parecer comum que o peixe faça parte do cardápio, mas outras pesquisas sugerem que nove em cada dez crianças britânicas e dois terços dos adultos no país não consomem o alimento. Para aproveitar os benefícios, inclua em suas refeições algumas porções de salmão, atum, arenque, sardinha e anchovas.

Desfrutar de sushis e sashimis pode ser bom não apenas para o paladar, mas também para a saúde. Um time de pesquisadores do mundo todo descobriu que comer duas porções de peixes gordurosos por semana pode afastar o risco da ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC). Assim, vale consumir sardinha, arenque, atum fresco e o salmão.

É importante destacar que, segundo os especialistas, substituir o peixe gorduroso por suplementos feitos com seu óleo não possui o mesmo efeito positivo do que consumir a versão tradicional do alimento. Os benefícios são possíveis graças a presença de ácidos graxos ômega 3 que esses animais possuem.

Para mapear as vantagens da substância, os pesquisadores analisaram 38 estudos que envolviam aproximadamente 800 mil pessoas de 15 países, conforme divulgou o Huffington Post na última semana. Os dados levavam em consideração o consumo de peixes ricos em ômega 3.

Durante a análise, houve registro de 34.817 acidentes vasculares cerebrais entre os participantes. Com base nesse dado e ajustando os fatores de risco, os especialistas identificaram que os participantes que consomem de duas a quatro porções de peixes gordurosos por semana possuem um risco 6% menor de passarem pelo problema.

Em contrapartida, os suplementos feitos com óleo de peixe não tiveram o mesmo efeito benéfico para o organismo.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o alimento faz sucesso entre os pesquisadores. Os pratos ricos em ômega 3 já foram associados com a redução na ocorrência de doenças cardíacas. Não é à toa que a Food Standards Agency recomenda o consumo de pelo menos duas porções de 140 g de salmão, sardinha ou atum fresco por semana. Assim, vale a pena se render a uma generosa fatia de sashimi.

Fonte: site todaela.uol.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Novidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s