10 coisas para se fazer na cozinha antes de receber seus amigos para jantar

amigos

1-TIRAR DO ARMÁRIO SEU LINDO APARELHO DE JANTAR

Convidar alguém para um jantar é um ótimo pretexto para tirar seu lindo aparelho de jantar do armário. No nosso dia a dia usamos sempre uma louça mais prática e simples, da mesma forma usamos talheres mais comuns. E, quantas vezes não pegamos uma fatia de bolo em um guardanapo de papel, tão simplesmente, e o comemos com as mãos… Mas para um jantar especial, vamos usar nossos belos talheres, pratos de sobremesa especiais e nossos melhores e mais bonitos copos. Uma linda mesa é uma maneira de mostrar nosso carinho!

2-COLOCAR AS GARRAFAS NA GELADEIRA

Quando se organiza um jantar, é preciso escolher cuidadosamente não só o que vamos comer mas também o que vamos beber. Não esqueça portanto de colocar as garrafas de cerveja ou de vinho branco e espumante na geladeira. Na pior das hipóteses, se você não pensou realmente nisto, coloque-as rapidamente no congelador (envolvidas com um papel toalha molhado, é mais rápido ainda)… tendo o cuidado de não esquecer!

3-PROCURAR SABER SOBRE AS INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES DELES

Uma das primeiras coisas que fazemos depois de convidar alguém para jantar é pensar no menu. Para elaborá-lo é preciso saber antes se seus convidados são alérgicos a algumas coisas (leite de vaca, glúten, frutos do mar…), caso você já não o saiba… Da mesma maneira, informe-se se eles comem todo tipo de carne, se são vegetarianos ou veganos, por exemplo. Tudo isto é necessário no caso de amigos recentes e que você não tenha longa convivência com eles.

4-ESVAZIAR A LAVA-LOUÇAS

Quando se recebe alguém em casa, já sabemos que vamos ter muita louça para lavar. Por isto é melhor esvaziar nossa lava-louças com antecedência. O mesmo acontece se você tem apenas uma pia na cozinha. Se tudo estiver em ordem e guardado será mais fácil você ter espaço para as louças e copos que terá que lavar depois do jantar… e evitará que se acumulem ou se quebrem!

5-FACILITAR O TRABALHO

Cozinhar para uma ou duas pessoas não é tão complicado, mas a coisa muda quando vamos receber muita gente. Evite servir, por exemplo, purê como acompanhamento se você vai receber muitos convidados: você corre o risco de ficar horas descascando batatas, sem contar que não é fácil mexer uma enorme panela de purê… Mesma coisa para receitas com camarão que você vai ter que limpar, se não conseguir comprar limpo… Procure ter ideias de menus simples!

6-FAÇA A CONTA PARA MAIS

Quando recebemos, não podemos nos permitir fazer compras em quantidades exatas. O pão, por exemplo, nada mais desagradável do que se encontrar diante de uma bandeja de queijos e verificar que o pão não foi suficiente. É sempre melhor fazer uma conta com certa folga e acabar com as sobras no dia seguinte: você até vai poder descansar e não ter que cozinhar neste dia…

7-PREPARAR AS COISAS COM ANTECEDÊNCIA

Cozinhar para muitas pessoas requer um certo tempo. Para simplificar sua vida, prepare as coisas com antecedência. Porque não preparar uma sobremesa fria, por exemplo? Ela estará pronta na geladeira e você terá menos uma coisa para se preocupar. Você pode preparar umbavarois de morango, um cheesecake ou outras ideias deliciosas. Simplifique!

8-PENSE NAS BEBIDAS QUE VAI OFERECER DEPOIS DO JANTAR

Antes de sair para fazer suas compras para o jantar, verifique seus armários. Você tem chás suficientes para oferecer a seus convidados, para ajudar a digestão? Pense também nos que preferem café. Enfim, se você sabe que seus convidados não vão voltar para suas casas dirigindo seus carros, você pode tranquilamente completar seu jantar oferecendo um licor ou um digestivo. Não esqueça de verificar se seu estoque de bebidas está completo ou se falta comprar alguma coisa. Faça uma lista antes de sair às compras…

9-SE PREVENIR COM CADEIRAS SUPLEMENTARES

Quando não se recebe muitas pessoas frequentemente, não temos cadeiras suficientes para todos os convidados. Antes da chegada de seus amigos, pense na melhor solução para arrumar a sala onde você vai recebê-los: você pode pedir algumas cadeiras emprestadas ao seu vizinho ou  fazer um buffet onde todos ficam à vontade para se sentar ou ficar de pé. Um jantar tipo americano onde eles se assentam até nos sofás pode ser uma boa solução também… o desagradável nesta última ideia é o prato na mão (então pense em receitas que dispensem facas!).

10-ALIMENTAR SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO ANTES

Para não se achar com o seu animal de estimação salivando aos pés de seus convidados,atrás do cheiro delicioso do assado, alimente-os antes do jantar. O melhor mesmo é bem alimentá-lo e deixá-lo em um local tranquilo e fechado, com sua caminha para dormir sossegado. E uma das boas regras de etiqueta, é evitar este tipo de situação que pode ser desagradável, afinal nem todos seus convidados podem gostar de bichos…

Fonte:www.receitas-sem-fronteiras.com

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Midia, Novidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s