Dez objetos básicos para facilitar sua vida na cozinha

Colheres de cozinha

colheres

  • De bambú ou de silicone, elas são a base de tudo: para mexer molho quente, tirar brigadeiro da panela, adicionar bolinhos ao óleo da fritura… Para conservar, lave as colheres de bambú com água bem quente e sabão, enxugando muito bem antes de guardar. Descarte se elas estiverem rachadas ou lascadas.
    Conjunto de facas
  • Getty Images
    Equipamento correto agiliza e muito o tempo de preparo dos alimentos. Um kit, em geral, vem com facas específicas para cortar carnes, legumes, pães e frutas. O que varia é o tamanho das lâminas e sua precisão. Mantenha-as afiadas e tome cuidado para não colocar facas com cabo de madeira no lava-louças.
    Tábua de corte
  • Getty Images
    De madeira ou de plástico, uma boa tábua para picar carne e legumes é um investimento para a cozinha. Se tiver apenas uma tábua, lembre-se sempre de lavar com água quente e sabão e enxugar muito bem sempre que utilizar para cortar carnes ?e só depois utilize para outros ingredientes.
    Copos medidores
  • Getty Images
    Medir ingredientes no olho não é uma boa ideia, ainda mais se a pessoa é iniciante na cozinha. Copos e colheres medidores ajudam a manter as proporções dos itens de uma receita sem pânico.
    Ralador de queijo
  • Getty Images
    Queijo ralado na hora dá outro sabor para massas, risotos e sopas ?mas o ralador também pode quebrar um bom galho para picar legumes como cenouras e abobrinhas e, numa emergência, até servir para ralar temperos, como noz-moscada.
    Tigelas
  • Getty Images
    Para misturar massas, para fazer o molho da salada, para ajudar a descongelar ingredientes, para levar à mesa para servir ou até para guardar o resto da refeição: tigelas nunca são demais. De inox ou de cerâmica, o ideal é ter pelo menos três, de tamanhos diferentes.
    Escorredor de macarrão
  • Getty Images
    Há quem prefira comprar uma panela com o escorredor de macarrão já acoplado, a chamada espagueteira. Mas, quem preferir comprar o acessório separado também encontra vantagem: ele pode servir para preparar alimentos ao vapor, por exemplo.
    Peneira
  • Getty Images
    Além dos usos óbvios (peneirar leite, sucos, farinha e ovos), uma peneira de metal é mão na roda para ajudar a filtrar líquidos quentes (como caldo de carne ou peixe) e retirar frituras do óleo, entre outras coisas.
    Descascador de legumes
  • Getty Images
    Descascar batatas, cenouras e frutas com a faca é possível, mas demora à beça. Um descascador faz com que a tarefa seja executada mais depressa e com mais precisão.
    Formas
  • Getty Images
    Na hora de comprar, escolha as que forem mais grossas, para que não amassem com facilidade. Para quem gosta de bolos, um tamanho bom para iniciantes é a forma redonda com 25 cm de circunferência. Também vale a pena investir em formas retangulares (para assados e carnes).
    Fotos: Getty Images
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Dicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s