Como substituir os ovos em receitas

Se você estiver evitando comer ovos por alguma razão — alergias, veganismo, preferência ou apenas por não querer dar-se ao trabalho de sair para comprar mais —, ainda é possível preparar diversas receitas que os usam sem fazer grandes sacrifícios em sabor ou textura. O primeiro passo é identificar o propósito que os ovos servem na receita e, a seguir, encontrar um substituto adequado. Continue a leitura e comece a experimentar com diferentes substitutos para os ovos, até descobrir qual é perfeito para a ocasião.

Entendendo o propósito dos ovos em sua receita

ovos1

Decida se os ovos serão usados para deixar o alimento úmido ou suculento.

Leia a receita e note se ela requer o uso de muitos líquidos. Se a necessidade de líquidos for pequena (na forma de leite, água, óleo, etc.), os ovos provavelmente serão usados para evitar que o produto final se resseque.

  • Na verdade, as claras de ovo ressecam alimentos assados e não oferecem nenhuma umidade adicional. Se a receita requer o uso de claras, é improvável que esse seja o propósito dos ovos.
  • Biscoitos, muffins, receitas achatadas como panquecas e brownies são alguns exemplos.

ovos2.jpg

Decida se os ovos serão usados para fazer o alimento crescer.

Leia a receita em busca de ingredientes como fermento em pó, bicarbonato de sódio ou fermento, também conhecidos como agentes levedantes. Se você não encontrar qualquer um deles, mas notar a presença de um ingrediente ácido, como soro de leite coalhado, vinagre ou suco cítrico, os ovos provavelmente são necessários para fazer o produto final crescer.

  • Gemas de ovos não ajudam na levedação (visto conterem muita gordura). Por isso, se a receita requer a adição unicamente de gemas, os ovos estão servindo a outro propósito.
  • Tenha em mente o produto final. Se você estiver preparando um creme ou manjar, que não cresce, é improvável que os ovos estejam sendo usados para levedar. Se, por outro lado, você pretende assar um bolo, que cresce consideravelmente ao longo do processo, os ovos podem estar presentes como agente levedante.
  • Bolos e bolinhos são exemplos de produtos assados que fazem uso de ovos e crescem, adquirindo volume e maciez.

ovos3

Decida se os ovos serão usados para dar liga.

Ovos são frequentemente aproveitados com a finalidade de manter a consistência e evitar a quebra do alimento. Pratos como rolos de carne, caçarolas, pães rápidos (como o bolo de abobrinha) e o pão de milho são alguns exemplos que usam ovos para dar sustentação. À medida que os ovos são aquecidos enquanto estão no forno, eles passam de uma mistura líquida para a forma sólida, mantendo os outros ingredientes ligados.

  • Biscoitos, muffins e pratos saborosos, como hambúrgueres, tortas de legumes, rolos de carne e pães rápidos são alguns exemplos.
  • Com frequência, receitas que usam ovos para dar liga também os aproveitam para umidificar o produto final, especialmente quando houver a presença de migalhas de pão ou farinha. Você talvez queira acrescentar um pouco mais de líquido ou usar um substituto úmido para ovos (como um purê de frutas) para evitar que o alimento se resseque.

ovos 4

Decida se os ovos serão usados para emulsificar os ingredientes.

Emulsionar, ou emulsificar, é simplesmente outra forma de dizer “unir” os ingredientes, mas na realidade, representa algo usado especificamente para mesclar itens que normalmente seriam imiscíveis, como óleo e vinagre.Gemas de ovos espessam e conferem estabilidade ao alimento, permitindo que as gorduras se tornem solúveis em água e a água, por sua vez, solúvel em gorduras.Isso deixa os produtos finais cremosos, macios e úmidos.

  • Se a receita requer o uso de claras, os ovos não serão usados para emulsificar nenhum ingrediente, já que elas não contêm gordura suficiente para fazê-lo.
  • Veja se a receita requer o uso de líquidos aquosos e de uma grande quantidade de óleo ou manteiga (como maionese ou molho holandês). Se esse for o caso, os ovos provavelmente serão usados como emulsificantes.

ovos 5

Decida se os ovos serão usados para dar cor ou sabor ao alimento.

Se os ovos são parte de uma receita de ovos envernizados, ou se você pretende envernizar alimentos, como tortas e pastéis, é possível tirá-los da receita sem dificuldades. Caso eles claramente sejam parte do sabor da receita (como nos ovos mexidos), você pode conseguir substituí-los se o produto final não precisa ser assado.

  • Pastéis, manjares, pudins, tortas de chocolate, saladas com ovos e ovos mexidos são alguns exemplos.

ovos 6

Veja se a receita requer três ou mais ovos por fornada (um bolo, um pedaço de pão, etc.).

Quando os ovos compõem a base de um prato, como no bolo dos anjos ou no pão de ló, é improvável que um substituto fornecerá os resultados desejados. Você comprometerá tanto o sabor como a textura, e a receita falhará. Procure por uma receita de algo com sabor similar, mas que não exija o uso de tantos ovos.

Fonte e fotos:  http://pt.wikihow.com/

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Novidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s