Risoto de alho poró

Risoto-de-alho-poro-acompanhado-de-linguicinha-calabresa

Esta é uma receita espertíssima para ter na manga. Perfeita para um jantar rápido – o caldo de legumes é preparado enquanto o arroz cozinha. Ela ainda agrada a todos: o risoto é vegetariano e, para quem quiser, acompanha linguicinha calabresa.

 

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de arroz para risoto
  • 2 alhos-porós (reserve a folha de 1)
  • 1 cebola
  • 1 cenoura
  • 1 talo de salsão com as folhas
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • ½ xícara (chá) de vinho branco
  • 2 folhas de louro
  • 1 pitada de cravo-da-índia em pó
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 6 xícaras (chá) de água
  • raspas de 2 limões-taiti

Modo de preparo

Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola; descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador; lave, seque, reserve as folhas e fatie fino os talos de salsão e alho-poró.

2. Leve uma chaleira com a água ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha a água quente durante o preparo do risoto.

3. Leve uma caçarola média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, coloque a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até ficar transparente. Adicione a cenoura ralada e as fatias de salsão e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, mexendo de vez em quando. Junte as fatias de alho-poró e as folhas de louro, tempere com o cravo-da-índia em pó e pimenta-do-reino moída na hora a gosto e refogue por mais 1 minuto.

4. Adicione o arroz, tempere com sal novamente e misture bem por 1 minuto – para envolver os grãos no azeite. Regue com o vinho e mexa até secar.

5. Junte as folhas do salsão e do alho-poró e regue com 2 xícaras (chá) da água fervente. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, ou até secar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.

6. Quando o líquido secar, regue com mais 2 xícaras (chá) de água fervente. Misture bem e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando, até secar novamente.

7. Retire as folhas de alho-poró, de salsão e de louro. Prove e ajuste o sal – não salgue demais, pois o risoto será finalizado com queijo parmesão. Junte a água restante, mexendo vigorosamente. Não deixe secar: o risoto deve ficar bem úmido, pois ele continua cozinhando no calor residual da panela.

8. Desligue o fogo. Misture o queijo ralado, as raspas e o caldo de limão. Junte a manteiga, sem misturar e tampe a panela por alguns minutos – só abra a panela e misture novamente na hora de servir. Enquanto isso, prepare o acompanhamento.

Acompanhamento: as linguicinhas

Ingredientes

  • 6 unidades de linguiça calabresa aperitivo (cerca de 150 g)
  • azeite para regar

Modo de preparo

Leve ao fogo alto uma frigideira, de preferência antiaderente. Quando aquecer, regue com um fio de azeite, distribua as linguiças e deixe cozinhar, virando com uma pinça para que todos os lados dourem por igual. Fatie cada uma em três pedaços e sirva como acompanhamento do risoto.

 

Fonte: Panelinha

 
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Almoço de fim de semana, Risotos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s